sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Conecte-se ao mundo real







O uso do celular com acesso à internet móvel tem se tornado cada vez mais popular entre adolescentes e adultos. Em uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2013, o uso do telefone celular por brasileiros acima dos 10 anos de idade cresceu 107%, e o acesso à internet chegou a 143,8%. 

Ficamos mais conectados, com maior possibilidade de nos manter informados sobre o que está acontecendo no país e no mundo, e maior facilidade em poder compartilhar com nossos amigos em rede virtual, uma frase ou uma foto sobre o que estamos fazendo em um determinado lugar. Estamos on-line a todo momento, levamos nosso aparelho tecnológico para onde formos: no restaurante, ao parque, no trabalho, na rua, no cinema, no teatro... 

Mas o afeto que atribuirmos aos objetos chegou a um estado preocupante, uma vez que criamos neles uma relação de dependência, fazendo com que, muitas vezes, prejudique nosso convívio social e até mesmo nossa saúde, como diz uma matéria publicada pelo jornal Deily Mail, em que apresenta malefícios que podem ser causados por conta do exagero no uso do celular e tablets, por exemplo: danos à visão, à coluna, mudança nos contornos do rosto, danos à audição a longo prazo pelo mal uso de fones de ouvido e danos ao sono.

Entretanto, muitas pessoas ficam desconectas do mundo real e não veem o que acontece em sua volta, mesmo que seja algo simples, como o canssasso estampado no rosto de uma mulher após um dia de trabalho, até a decoração de natal do metrô. É como se cada indivíduo estivesse dentro de uma caixa que o impossibilita de se comunicar com outras pessoas. Parece mais fácil e cômodo ligar o aparelho, navegar na internet e escutar uma música, ao invés de abrir os olhos para o que estar acontecendo no momento. 

Enquanto uns leem, outros navegam. Enquanto uns enxergam, outros dormem em um sono profundo que somente acordam quando a porta se abre e uma voz avisa que sua parada é ali. A tecnologia foi feita para nos ajudar no desenvolvimento e melhoramento de nossas atividades do dia a dia, mas se não usada com sabedoria, de nada nos serve, a não ser para nos alienar cada vez mais fazendo com que nosso conhecimento não se desenvolva, se contetando apenas com o entretenimento.

Deveríamos, talvez, adquirir hábitos de quando o celular servia apenas para fazer uma ligação e mandar uma mensagem de texto. Acredito que desta forma seriamos, ou nos tornaríamos, menos individualistas e mais sociáveis.



 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário