![]() |
Foto: Brasil Política |
Falar sobre Ditadura Militar no Brasil é complicado, pois há quem é a favor, que deseja a implantação do sistema novamente, como também há quem seja contra, devido às barbáries que ocorreram na época.
A educação, a segurança, a saúde eram tratados a rigor, que por sua vez era satisfatório. Escolas públicas eram referência de ensino, criminosos tinha medo da polícia, o doente tinha mais chances de ter um atendimento adequado. Hoje, escolas privadas são referência no ensino (não que isso seja ruim, mas acontece que elas são vistas pela maioria como "único" meio de dar uma educação de qualidade ao filho), policiais tem que "bater de frente" com infratores da lei - as vezes ficando até em desvantagem, e é comum ver doentes nos corredores dos hospitais públicos esperando por um atendimento, isso quando ainda há espaço nos corredores.
Muitos não concordavam com a Ditadura da época, em que a censura e manipulação de informações de interesse público era rotina para evitar "tumulto" da sociedade. Estudantes e Jornalistas foram perseguidos, torturados e mortos, e os que conseguiam escapar, tinham que se exilar em outro país para não serem pegos.
Penso que não dá para querer de volta uma Intervenção Militar, como muitos almejam, sem antes analisar suas consequências (boas e ruins). Como por exemplo, quem ficaria no comando? Não falo dos cargos ou órgãos competentes, mas sim das pessoas que ficariam no "comando", elas seriam capazes de melhorar as condições do nosso país? Seriam honestas e éticas? Ou seria mais um tirano?
Independente de militarismo, de governo, de partido político, o país tem que funcionar e andar para frente de forma honrosa, não havendo falcatruas, corrupção, desvio de verbas públicas como vemos nos noticiários. Mas acontece que o ser humano é corrupto, por mais simples que este ato seja, como por exemplo "furar" uma fila, seja de supermercado, na merenda da escola quando crianças...
Para mudar o país temos que nos mudar, primeiramente. Não adianta se mudar para fora do país por que seu candidato não foi o eleito, ou por que estar insatisfeito. Pense o que você poderia fazer de bom para seu país de forma a contribuir para que haja uma melhoria. A meu ver, esta é uma atitude fútil. Não fuja da raia, enfrente os problemas e seus ideais, ai sim poderá criticar o sistema do país o quanto quiser, independente de qual seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário