![]() |
Foto: Artnhighforum |
A arte de interpretar teve origem durante o período clássico da Grécia no século V a.c, sendo que os estilos de peças apresentadas eram a comédia e a dramaturgia, pois, na época, era o que se prestigiava nos "palcos" pois se caracterizava em uma representação do cotidiano.
Foram construídos diversos teatros ao ar livre aproveitando as ruínas de colinas, pois a propagação do som seria melhor, desta forma, os atores não precisariam prejudicar as cordas vocais para que todas as pessoas ali presentes os escutassem, a propagação os ajudaria, assim a preocupação e dedicação seria voltada para uma atuação perfeita.
As peças tinham como objetivo representar o máximo possível da realidade das pessoas e do que de fato aconteceria caso fosse verídico aquela trama, de modo a explorarem o sentimentalismo na dramaturgia e o expressionismo na comédia, embora muitas vezes, uma prática seria complementar à outra.
No início, os atores se apresentavam usando máscaras e técnicas que fossem diacordo com tal personagem, assim, a possibilidade de terem um elenco diverso era maior à medida que uma pessoa poderia representar vários personagens somente com a troca de máscaras. O símbolo do Teatro hoje é derivado dessa prática, sendo uma imagem de uma máscara triste e outra alegre, respectivamente o drama e a comédia.
A interpretação tinha que ser levada muito a sério, pois, se na história o personagem viesse a morrer, o ator também teria que morrer de verdade em cena, caso contrário, a platéia, indignada, o mataria. Assim também acontecia com peças que retratavam o erotismo - em que os atores deveriam ficar nú e se estivesse no roteiro alguma cena de sexo, o ato deveria ser realizado também.
O modo de representar a realidade foi mudando e se adaptando com o passar dos tempos. Hoje ela é uma prática cultural em grande parte do mundo. O Teatro inspirou as técnicas de atuação nos cinemas, na televisão; e mesmo com tantos avanços tecnológicos que vivemos hoje, o teatro de palco continua sendo uma das principais escolas para o ator, em que ele venha a se identificar com as raízes da arte de atuar, daqueles que no passado desenvolveram algo que encantaria àqueles que assistem uma história se passar diante de seus olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário